segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Prótese de Lego ajuda tartaruga a voltar a andar



                 



É incrivel como uma simples peça de lego, que nós usávamos para brincar durante a nossa infância, pode mudar a vida de um animal. A história desta tartaruga é bastante impressionante e deixa-nos a pensar que ainda há pessoas neste mundo que se preocupam com os animais.
Esta tartaruga chama-se Schildi e teve uma infeção numa das suas patas, os veterinários tiveram de amputar a sua pata para que ela pudesse sobreviver. A solução que se encontrou foi criar uma prótese feita com uma roda de Lego e esta foi colada à sua carapaça inferior. Como podem ver pelo vídeo a tartaruga tem alguma dificuldade em andar mas acabou por se adaptar bem.
A peça foi desenhada por médicos da Bird Consulting International e teve como inspiração os brinquedos da filha de um dos responsáveis da ONG.
Esta tartaruga tem de mudar a prótese uma vez por ano, mas isso também é vantajoso porque podem ir aperfeiçoando as próteses melhorando a maneira de andar, e com isto também podem ajudar futuros animais com o mesmo problema.
O que torna esta história realmente inspiradora é o facto de terem feito tudo para ajudar esta tartaruga e utilizado o que é para nós uma simples peça, mas que para este animal foi algo que mudou a sua vida.
Claro que ela não vai andar como antes, e se calhar vai andar mais devagar...mas o que importa realmente é que ela esteja bem e saudável porque ela tem tanto direito à vida como os outros seres vivos e ela é realmente uma lutadora!
                     
                         tartaruga_2

domingo, 17 de novembro de 2013

Como se criam as pérolas




No outro dia estava a pesquisar na internet informações sobre como se formam as pérolas... sempre me questionei acerca disso e agora já tenho uma resposta e até achei bastante interessante. Por isso decidi partilhar com todas as pessoas, que tal como eu, sempre sentiram curiosidade sobre este tema e que queriam ter uma resposta!

Não sei se já viram o interior de uma ostra, mas existe uma camada fina de tecido, o manto, que protege as suas vísceras (nos moluscos chama-se massa visceral, que engloba os sistemas digestivo e reprodutor). Quando certos parasitas externos tentam reproduzir-se no seu interior, perfurando a concha e alojando-se nesta camada fina, a ostra defende-se dobrando a tal camada sobre o parasita deixando-o isolado e só depois liberta uma substância chamada madrepérola, que se cristaliza rapidamente sobre este, impedindo-o assim de se reproduzir, e formando uma esfera rígida que só depois de cerca de três anos é que se torna uma pérola e que vai crescendo ao longo do tempo.
A cor da pérola varia conforme as condições ambientais e a saúde da ostra.
As cores mais comuns são o rosa, creme, branco, cinza e preto.
As formas da pérola dependem do formato do invasor e do local onde este se instala.
As esféricas são as mais raras e por isso, mais valiosas.

sábado, 9 de novembro de 2013

Golfinho pede ajuda a mergulhadores



Hoje encontrei este vídeo e fiquei surpreendida com a inteligência dos golfinhos!
Enquanto um grupo de mergulhadores fazia mergulho noturno no Hawaii um golfinho aproximou-se deles e calmamente mostrou-lhes a sua barbatana lateral, onde tinha uma linha de pesca com um anzol e que lhe estava a causar dor. Um dos mergulhadores percebeu o pedido de ajuda e tentou soltar o anzol do golfinho, tendo sucesso após alguns minutos.
Este vídeo foi gravado por uma mergulhadora que fazia parte do grupo e só mostra como os golfinhos são tão inteligentes a ponto de saber como pedir ajuda a outra espécie.