domingo, 15 de dezembro de 2013

SOS Animal





SOS Animal é uma associação que tem como objectivo proteger e defender todo o tipo de animais.
Esta associação pode ajudar, resgatando e acolhendo os animais que foram abandonados ou maltratados.
No site deles dão a conhecer algumas das suas missões. Eu decidi colocar aqui algumas para terem a noção de algumas das suas missões:
  • "Cooperar e fomentar nas entidades públicas e privadas iniciativas que visem a promoção e defesa dos interesses dos animais"
  • "Contribuir com dados científicos, nomeadamente estudos sobre o descontrolo populacional, de forma a contribuir ativamente para encontrar soluções para os animais errantes de forma humanitária e respeitando sempre o bem-estar animal"
  • "Fomentar o interesse pelos animais e pelos problemas sociais e cívicos associados, através da informação e formação da opinião pública, com campanhas de adoção, palestras, debates, sessões de esclarecimentos, entre outros"
  • "Impedir a delapidação e a destruição do meio ambiente onde residem os animais selvagens e promover a conservação e melhoramento dos locais onde residem animais domésticos renegados pelos seus anteriores tutores"
  • "Promover a solidariedade para com os animais e todos os seres desprotegidos"
  • "Colaborar na defesa da abolição de todo e qualquer espetáculo com recurso a animais e a sua exploração"
Como esta associação não tem fins lucrativos, todas as ajudas são bem-vindas, e por isso todos nós deviamos tentar ajudar de alguma maneira.
Podemos ajudar fazendo donativos, tornando-nos sócios (não ajudamos só com a quota anual, mas também nos permite ter preços especiais no futuro Hospital Solidário e ainda participar ativamente na Associação) e podemos ainda ser voluntários.
Para saberem mais informações sobre a SOS Animal podem visitar o site http://www.sosanimal.com/ e têm lá toda a informação, incluíndo as causas desta associação, como o veganismo e as anti-touradas.

Agora que já dei a conhecer um pouco desta associação, vou falar sobre o novo programa de televisão apresentado pela presidente da SOS Animal, Sandra Cardoso e por Gustavo Santos, do Querido Mudei a Casa. Este programa dá na sic, todos os sábados às 12:00.
O programa chama-se SOS Animal pois mostra o dia-a-dia desta associação, ajudando os animais. 
Eu vi o primeiro episódio ontem e achei bastante interessante, apesar de chocar um pouco tudo o que as pessoas são capazes de fazer aos animais!
Neste episódio, resgataram um cão que parecia ainda ser pequenino e que tinha sido abandonado junto a um caixote do lixo, este não conseguia andar e estava um pouco maltratado.
Os dois apresentadores foram até ao local resgatá-lo e levaram-no até ao veterinário onde trataram dele e até fizeram fisioterapia, apesar de não ter grandes resultados pois ele no final ainda tinha dificuldade em manter-se em pé sem ajuda. Os veterinários fizeram vários exames e acabaram por não descobrir nenhum problema, por isso podia ser algo que tivesse nascido com o cão, o que nos leva a pensar que como o cão tinha problemas e por isso ia precisar de muita ajuda, os donos preferiram abandoná-lo.
Outro caso que mostraram foi o de um cão que tinha sido amarrado a uma árvore, na serra de sintra, e que tinha a pata partida. Como é que alguém é capaz de deixar um animal, o melhor amigo do homem, neste estado sozinho? Nem sequer trataram do animal e ainda preferiram abandoná-lo!
O último caso foi de vários animais, como póneis, uma vaca e várias cabras que tinham sido abandonadas num terreno sem quaisquer condições.
Só com estes três casos nós podemos ver como as pessoas não se importam com os animais e não lhes dão o devido valor, o que me deixa bastante chocada e até triste por saber que isto é uma realidade que ainda hoje acontece com regularidade!

760 501 095 
Este número é da SOS Animal, e é para onde devem ligar se encontrarem algum animal que tenha sido abandonado ou noutra situação em que precise de ajuda.
Vamos fazer a diferença e mudar esta realidade, ajudando todos os animais que merecem ter uma vida feliz!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Prótese de Lego ajuda tartaruga a voltar a andar



                 



É incrivel como uma simples peça de lego, que nós usávamos para brincar durante a nossa infância, pode mudar a vida de um animal. A história desta tartaruga é bastante impressionante e deixa-nos a pensar que ainda há pessoas neste mundo que se preocupam com os animais.
Esta tartaruga chama-se Schildi e teve uma infeção numa das suas patas, os veterinários tiveram de amputar a sua pata para que ela pudesse sobreviver. A solução que se encontrou foi criar uma prótese feita com uma roda de Lego e esta foi colada à sua carapaça inferior. Como podem ver pelo vídeo a tartaruga tem alguma dificuldade em andar mas acabou por se adaptar bem.
A peça foi desenhada por médicos da Bird Consulting International e teve como inspiração os brinquedos da filha de um dos responsáveis da ONG.
Esta tartaruga tem de mudar a prótese uma vez por ano, mas isso também é vantajoso porque podem ir aperfeiçoando as próteses melhorando a maneira de andar, e com isto também podem ajudar futuros animais com o mesmo problema.
O que torna esta história realmente inspiradora é o facto de terem feito tudo para ajudar esta tartaruga e utilizado o que é para nós uma simples peça, mas que para este animal foi algo que mudou a sua vida.
Claro que ela não vai andar como antes, e se calhar vai andar mais devagar...mas o que importa realmente é que ela esteja bem e saudável porque ela tem tanto direito à vida como os outros seres vivos e ela é realmente uma lutadora!
                     
                         tartaruga_2

domingo, 17 de novembro de 2013

Como se criam as pérolas




No outro dia estava a pesquisar na internet informações sobre como se formam as pérolas... sempre me questionei acerca disso e agora já tenho uma resposta e até achei bastante interessante. Por isso decidi partilhar com todas as pessoas, que tal como eu, sempre sentiram curiosidade sobre este tema e que queriam ter uma resposta!

Não sei se já viram o interior de uma ostra, mas existe uma camada fina de tecido, o manto, que protege as suas vísceras (nos moluscos chama-se massa visceral, que engloba os sistemas digestivo e reprodutor). Quando certos parasitas externos tentam reproduzir-se no seu interior, perfurando a concha e alojando-se nesta camada fina, a ostra defende-se dobrando a tal camada sobre o parasita deixando-o isolado e só depois liberta uma substância chamada madrepérola, que se cristaliza rapidamente sobre este, impedindo-o assim de se reproduzir, e formando uma esfera rígida que só depois de cerca de três anos é que se torna uma pérola e que vai crescendo ao longo do tempo.
A cor da pérola varia conforme as condições ambientais e a saúde da ostra.
As cores mais comuns são o rosa, creme, branco, cinza e preto.
As formas da pérola dependem do formato do invasor e do local onde este se instala.
As esféricas são as mais raras e por isso, mais valiosas.

sábado, 9 de novembro de 2013

Golfinho pede ajuda a mergulhadores



Hoje encontrei este vídeo e fiquei surpreendida com a inteligência dos golfinhos!
Enquanto um grupo de mergulhadores fazia mergulho noturno no Hawaii um golfinho aproximou-se deles e calmamente mostrou-lhes a sua barbatana lateral, onde tinha uma linha de pesca com um anzol e que lhe estava a causar dor. Um dos mergulhadores percebeu o pedido de ajuda e tentou soltar o anzol do golfinho, tendo sucesso após alguns minutos.
Este vídeo foi gravado por uma mergulhadora que fazia parte do grupo e só mostra como os golfinhos são tão inteligentes a ponto de saber como pedir ajuda a outra espécie.

domingo, 6 de outubro de 2013

Ilha dos tubarões



Hoje descobri um documentario no canal Odisseia que falava sobre a ilha dos cocôs, mais conhecida como a ilha dos tubarões.
Para quem nunca ouviu falar desta ilha, ela situa-se no Pacifico a alguns km da Costa Rica. É muito procurada devido aos tesouros que dizem estar escondidos ao longo desta ilha e também por mergulhadores devido à grande diversidade de animais e ao grande número de tubarões.
Neste documentario aparece Nigel Marven um apresentador de vida selvagem britânico que vai até à ilha dos cocôs com o objetivo de descobrir o porque de existirem tantos tubarões à volta desta, e entretanto vai-se cruzando com várias espécies de animais.
Neste episódio que vi ele encontrou uma tartaruga verde, este nome deve-se ao facto de a carne dela ser verde clara que resulta da alimentaçao à base de algas e esta como é pobre em nutrientes faz com que as tartarugas demorem mais tempo a atingir a maturidade, cerca de 50 anos.
Outra espécie que apareceu foi a castanheta, um peixe que habita nos corais e apesar do seu tamanho consegue atacar peixes maiores do que ele, como o peixe papagaio.
O peixe papagaio tem dentes frontais para quebrar os corais e assim conseguir chegar até às algas. Enquanto se alimentam acabam por engolir esqueletos de corais e por isso têm de excretar bastante para os libertar. Os seus excrementos são areia e por isso estes animais são os maiores produtores de areia num recife de coral. Este peixe tem ainda a particularidade de poder mudar de sexo e quando isso ocorre mudam tambem a cor.
O peixe trombeta foi outro peixe que apareceu, este mudava de cor quando estava no território de outro peixe para mostrar submissão. Quando caçam estes animais ficam verticalmente suspensos na água para quase não fazer sombra e ser mais fácil para eles aproximarem-se das presas.
O tubarão de pontas brancas é um dos tubarões que também se encontra em grande número nesta ilha, este tem um focinho longo para conseguir apanhar os peixes mesmo que estejam escondidos nas rochas.
Nesta ilha também existem ídolos-mourisco, este peixe devem conhecer do filme do nemo. Ele tem o focinho longo para conseguir apanhar algas e outros alimentos nas rochas.
Outra espécie de tubarões que apareceu foi o tubarão martelo, a pele no nariz em forma de martelo tem recetores eletromagnéticos que conseguem detetar alterações nos campos magnéticos e energia elétrica, isso significa que perto dos humanos eles conseguem sentir a eletricidade dos nossos musculos em movimento. Eles caçam de noite em águas profundas e os seus olhos ajudam a ver com pouca luz e o facto dos olhos deles estarem tão afastados, na extremidade da cabeça, é porque eles olham para os lados.
Bem neste episódio podemos perceber mais ou menos o porquê de existirem tantos tubarões e tantos animais diferentes à volta da ilha ...com tanto alimento até dá para alimentar os mais esfomeados!

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dia mundial dos animais



Hoje é o dia mundial dos animais!
Para quem não sabe foi escolhido este dia para celebrar todo o tipo de vida animal por ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.
Este dia é celebrado por todos os paises através de diversos eventos e iniciativas.
Ao celebrar este dia tão especial estamos a tentar sensibilizar as outras pessoas para a necessidade de proteger os animais e para a preservação de todas as espécies e mostrar a importância dos animais na nossa vida.
Apesar de haver um dia especial para celebrar a vida animal temos de mostrar todos os dias que nos preocupamos com os animais e ajudar na preservação das espécies e se tiverem animais de estimação preocupem-se com eles todos os dias e não só neste dia! E já agora ajudem a diminuir o numero de animais abandonados porque apesar de haver pessoas que achem isso uma crueldade outras nem se preocupam com os seus animais de estimaçao e simplesmente deixam-os no meio da rua.

domingo, 29 de setembro de 2013

Fotógrafa tira fotos da filha com animais

                     

A fotógrafa Robin Schwartz durante 10 anos tirou fotos à filha, Amelia, a brincar com animais de diferentes espécies, desde os de estimação até aos selvagens.
A ideia da fotografa é mostrar como a nossa relação com os animais pode ser bastante natural.
A sua filha consegue rapidamente criar uma relação afetiva com os animais sem precisar de os domar, ela não os teme e apesar do perigo que a mãe admite existir, tudo é feito com o maior cuidado.
Vejam o video e podem ver tambem mais fotos da fotógrafa, no link abaixo!

                                                           http://www.robinschwartz.net/#










Amizade entre labrador e elefante

Não sei se já conhecem a história de uma amizade entre um elefante e um labrador, mas para quem não conhecia aqui ficam algumas informações...
Uma labradora preta (Bella) e um elefante africano (Bubbles) ficaram grandes amigos desde que se cruzaram no safari Myrtle beach, na Carolina do Sul.
Bubbles ficou orfã devido aos caçadores que mataram os seus pais para obter marfim. Ela entretanto foi adotada e levada para o safari, pesava 154 kg e tinha 106 cm de altura. Atualmente, mede mais de 2m de altura e pesa 4 toneladas.
Quanto a Bella, ela foi deixada quando ainda era bebé, pelo empreiteiro que construiu a piscina de Bubbles.
Desde então são grandes amigas e divertem-se imenso como podem ver nas fotos.

http://www.hypeness.com.br/2013/09/adoravel-amizade-entre-uma-cachorra-e-uma-elefanta-se-destaca-pelo-mundo/

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ferias no zoo

Maior parte de voces já deve ter ido ao zoo nem que tenha sido em crianças, eu adoro ir la... ainda estas férias de verao fui e como tirei algumas fotos decidi partilhar com voces as que ficaram melhores :)


























GoPro: Whale



Se gostarem tanto do mar como eu então vão adorar este vídeo.
Este video foi filmado com a GoPro camera e sem duvida tem imagens fantasticas!
Fiquei apaixonada por este video, espero que um dia possa ser eu a fazer um video destes!

VEJAM! Bombeiro salva gato inconsciente



O Bombeiro Cory Kalanick, com a sua GoPro, filmou na primeira pessoa um resgate a um pequeno gato que estava inconsciente numa casa repleta de fumo, na Califórnia.
Adorei este video! O que este bombeiro fez de certeza que não haveria muitas pessoas que fizessem, foi um grande acto preocupar-se com este gatinho!

Viagens



                                                       http://worldwildlife.org/travel

A world wildlife fund (wwf) proporciona-nos diferentes viagens onde podemos ver alguns animais e conhecer países diferentes. O dinheiro das viagens vai ser usado para ajudar no trabalho deles que é proteger espécies em extinção, conservar por exemplo florestas, entre outras coisas.
As viagens duram alguns dias ou semanas e ainda são caras mas é uma experiência inesquecivel.
Mesmo que não façam uma destas viagens passem pelo link.
Por mim não me importava de fazer uma viagem destas, e vocês?

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Oceans street view



O Google Street View passou a ter, através de uma parceria com cientistas australianos, vistas panorâmicas a 360 graus de recifes de coral, na Austrália.
Tiveram esta ideia devido aos recifes de coral serem dos ecossistemas que se encontram em maior risco de extinção, podendo assim atraves desta aplicação acompanhar a degradação alarmante dos corais.
Para tornar este projecto realidade foi preciso que uma equipa de mergulhadores equipados com câmaras sofisticadas fotografassem o ambiente de forma a produzir imagens panorâmicas.
Também terá sido utilizado um software de reconhecimento de imagem para acompanhar o desenvolvimento dos recifes de coral e os animais marinhos daquele ecossistema.

Encontro com leões

Encontrei um site com fotos incriveis de um fotógrafo, Nicolai Rossen.
Ele já visitou vários continentes mas a sua viagem a Botswana foi a que teve mais fotos inesqueciveis.
Dois homens, que fazem parte da MODISA, um projeto de voluntariado da vida animal, convidaram este fotografo para documentar a sua viagem por África.
Nicolai Rossen disse ainda numa entrevista que ficou nervoso pelo facto de estarem 3 homens desprotegidos à frente de 6 leões machos, sem mais ninguém ao seu redor caso acontecesse alguma coisa, dizendo também que ficou espantado ao ver que os leões tinham mais medo deles do que o oposto.
Vejam as fotos aqui em baixo!





terça-feira, 24 de setembro de 2013

Workshops no zoo





Workshops - http://www.zoo.pt/site/actividades.php?contentid=24

Se entrarem no link acima podem encontrar alguns dos workshops que o jardim zoologico nos proporciona, são um bocado caros mas se for algo que vocês gostem acho que vale o dinheiro gasto.
Têm workshops de fotografia e até de desenho, claro que tudo relacionado com os animais do zoo.
E claro, como oferecem um certificado de participação pode ser algo benéfico no futuro!

Pandas bebes



Adorei este video!
Se gostarem tanto de pandas como eu aqui está um video que vão adorar.
Os pandas bebes não são mesmo queridos?

Cogumelos estranhos


Existem mais de um milhão de espécies de fungos no nosso planeta, mas nem todos se tornam nos típicos cogumelos que nós conhecemos.

Aqui estão alguns que são bastantes diferentes...



Entoloma hochstetteri, o cogumelo azul
Se uma espécie de fungo tivesse inspirado a criação dos Smurfs sem dúvida seria o Entoloma Hochstetteri.


Mycena chlorophos, o cogumelo bioluminescente
Existem dezenas de cogumelos que brilham no escuro, entre eles está o Mycena chlorophos.
Esta caracteristica poderia estar associada à dispersão de esporos.




Parece uma fotografia tirada debaixo de água, mas Clavaria zollingeri é um cogumelo que cresce na terra.
É violeta e tem ramificações que lembram um coral e que podem chegar até 10 centímetros de altura.


Phallus indusiatus, o cogumelo véu-de-noiva
O cogumelo véu-de-noiva (Phallus indusiatus) chega a 25 centímetros de comprimento. A sua estrutura faz lembrar uma espécie de rede que surge no topo do cogumelo e cresce ao seu redor.


Hydnellum peckii, o cogumelo que sangra
Este fungo Hydnellum peckii deita uma substância vermelha pelos seus poros, que tem um pigmento conhecido por ter propriedades anticoagulantes.


As cores e formatos do Trametes versicolor fizeram com que lhe fosse dado o apelido de "turkey tail". A espécie contem substâncias que fortalecem o sistema imunológico e é estudada como medicamento complementar no tratamento do cancro.



Os dedos do diabo, é assim que Clathrus archeri ficou conhecido.
Os "dedos" chegam a 10 centímetros e costuma ter entre 3 a 8 deles, em casos raros tem 12.


Crucibulum laeve, o cogumelo ninho-de-passarinho
Os cogumelos Crucibulum laeve são chamados de ninho-de-passarinho.
O que parece ser um conjunto de ovos é na verdade um conjunto de esporos adaptados para se dispersar com a chuva.