domingo, 15 de dezembro de 2013

SOS Animal





SOS Animal é uma associação que tem como objectivo proteger e defender todo o tipo de animais.
Esta associação pode ajudar, resgatando e acolhendo os animais que foram abandonados ou maltratados.
No site deles dão a conhecer algumas das suas missões. Eu decidi colocar aqui algumas para terem a noção de algumas das suas missões:
  • "Cooperar e fomentar nas entidades públicas e privadas iniciativas que visem a promoção e defesa dos interesses dos animais"
  • "Contribuir com dados científicos, nomeadamente estudos sobre o descontrolo populacional, de forma a contribuir ativamente para encontrar soluções para os animais errantes de forma humanitária e respeitando sempre o bem-estar animal"
  • "Fomentar o interesse pelos animais e pelos problemas sociais e cívicos associados, através da informação e formação da opinião pública, com campanhas de adoção, palestras, debates, sessões de esclarecimentos, entre outros"
  • "Impedir a delapidação e a destruição do meio ambiente onde residem os animais selvagens e promover a conservação e melhoramento dos locais onde residem animais domésticos renegados pelos seus anteriores tutores"
  • "Promover a solidariedade para com os animais e todos os seres desprotegidos"
  • "Colaborar na defesa da abolição de todo e qualquer espetáculo com recurso a animais e a sua exploração"
Como esta associação não tem fins lucrativos, todas as ajudas são bem-vindas, e por isso todos nós deviamos tentar ajudar de alguma maneira.
Podemos ajudar fazendo donativos, tornando-nos sócios (não ajudamos só com a quota anual, mas também nos permite ter preços especiais no futuro Hospital Solidário e ainda participar ativamente na Associação) e podemos ainda ser voluntários.
Para saberem mais informações sobre a SOS Animal podem visitar o site http://www.sosanimal.com/ e têm lá toda a informação, incluíndo as causas desta associação, como o veganismo e as anti-touradas.

Agora que já dei a conhecer um pouco desta associação, vou falar sobre o novo programa de televisão apresentado pela presidente da SOS Animal, Sandra Cardoso e por Gustavo Santos, do Querido Mudei a Casa. Este programa dá na sic, todos os sábados às 12:00.
O programa chama-se SOS Animal pois mostra o dia-a-dia desta associação, ajudando os animais. 
Eu vi o primeiro episódio ontem e achei bastante interessante, apesar de chocar um pouco tudo o que as pessoas são capazes de fazer aos animais!
Neste episódio, resgataram um cão que parecia ainda ser pequenino e que tinha sido abandonado junto a um caixote do lixo, este não conseguia andar e estava um pouco maltratado.
Os dois apresentadores foram até ao local resgatá-lo e levaram-no até ao veterinário onde trataram dele e até fizeram fisioterapia, apesar de não ter grandes resultados pois ele no final ainda tinha dificuldade em manter-se em pé sem ajuda. Os veterinários fizeram vários exames e acabaram por não descobrir nenhum problema, por isso podia ser algo que tivesse nascido com o cão, o que nos leva a pensar que como o cão tinha problemas e por isso ia precisar de muita ajuda, os donos preferiram abandoná-lo.
Outro caso que mostraram foi o de um cão que tinha sido amarrado a uma árvore, na serra de sintra, e que tinha a pata partida. Como é que alguém é capaz de deixar um animal, o melhor amigo do homem, neste estado sozinho? Nem sequer trataram do animal e ainda preferiram abandoná-lo!
O último caso foi de vários animais, como póneis, uma vaca e várias cabras que tinham sido abandonadas num terreno sem quaisquer condições.
Só com estes três casos nós podemos ver como as pessoas não se importam com os animais e não lhes dão o devido valor, o que me deixa bastante chocada e até triste por saber que isto é uma realidade que ainda hoje acontece com regularidade!

760 501 095 
Este número é da SOS Animal, e é para onde devem ligar se encontrarem algum animal que tenha sido abandonado ou noutra situação em que precise de ajuda.
Vamos fazer a diferença e mudar esta realidade, ajudando todos os animais que merecem ter uma vida feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário