O dia 3 de março foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como uma oportunidade para homenagear a diversa fauna e flora do nosso belo planeta, e ainda sensibilizar para os diversos benefícios que a sua conservação proporciona ao ser humano.
Ao mesmo tempo, este dia lembra-nos da necessidade urgente de intensificar a luta contra o crime ambiental, que tem grandes impactos económicos, ambientais e sociais.
Esta data é o dia da aprovação da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES), em 1973, que visa garantir que o comércio internacional de espécies, tanto de plantas selvagens como de animais, não ameaça a sua sobrevivência.
Esta foi criada pela ONU para abordar os crescentes perigos que diversas plantas e animais correm, como as mudanças climáticas, a intervenção do Homem e até a poluição.
Aqui fica a mensagem do Secretário geral da ONU, Ban Ki-moon :
“Por milénios, as pessoas e as culturas têm contado com a grande diversidade de plantas e animais selvagens para alimentos, roupas, remédios e alimentos espirituais. A Vida Selvagem continua a ser essencial para o nosso futuro através do seu papel essencial na ciência, tecnologia e lazer, bem como o seu lugar na nossa herança permanece. É por isso que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 3 de março - o aniversário da aprovação da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES) - como o Dia Mundial para a Natureza.
Apesar do seu valor intrínseco para o desenvolvimento sustentável e bem estar humano, a vida selvagem está ameaçada. Algumas das espécies mais carismáticas do mundo, bem como plantas e animais menos conhecidos, mas ecologicamente importantes, estão em perigo de extinção. Uma das principais causas é a perda de habitat. Outra é o aumento do tráfico ilícito.
As consequências ambientais, económicas e sociais dos crimes ambientais são profundas. De particular preocupação são as implicações do tráfico ilícito de paz e segurança num número de países onde o crime organizado, a revolta e o terrorismo estão muitas vezes intimamente ligados.
Enquanto é possivel alterar as ameaças à vida selvagem, devemos unir esforços para esse fim. Neste Dia Mundial para a Natureza, peço a todos os setores da sociedade para acabar com o tráfico ilegal de vida selvagem e comprometerem-se a uma comercialização e utilização de plantas e animais de forma sustentável e justa.
Vamos trabalhar para um futuro em que as pessoas e os animais selvagens coexistem em harmonia. "Vamos ser selvagens pela vida selvagem!"”
Mas não é só neste dia que nos devemos preocupar com a Natureza, é todos os dias!
Muitas pessoas não pensam nas consequências e acabam por passar dos limites, como é o caso da pesca excessiva ou até da desflorestação, que pode levar a que várias espécies fiquem sem habitat, à erosão dos solos, ou degelo, e isto são apenas algumas das consequências que podem originar das intervenções irracionais do Homem.
Em casos extremos, pode levar à extinção de espécies e isso não podemos permitir que aconteça, por isso temos de ajudar a cuidar do nosso planeta e mostrar às pessoas que o Homem e a Natureza têm de coexistir em harmonia, para que exista um certo equilibrio.
Temos de mudar a nossa atitude e cuidar tanto da fauna como da flora do nosso planeta pois sem estas a vida na terra não seria possível.
Temos de pensar duas vezes nas atitudes que tomamos no nosso dia-a-dia e pensar se vai ou não prejudicar o nosso planeta.
Não podemos ser egoístas e pensar só em nós e nas coisas que nos dão uma certa felicidade ou bem-estar!
Deixo aqui também algumas fotos da Fauna e Flora do nosso belo planeta ...
Sem comentários:
Enviar um comentário